Quem não gosta de uma boa música? Ouvir um samba e melhor ainda dançar Samba de Gafieira!
Conheça mais sobre essa dança!
Como gênero musical urbano, o Samba nasceu e desenvolveu-se no Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XX. Divulgado pelos negros que migraram da Bahia na segunda metade do século XIX e instalaram-se nos bairros da periferia carioca.
Esse estilo musical logo incorporou outros gêneros cultivados na cidade, como Polca, Maxixe, Lundu, Xote entre outros, o que acabou por originar o samba carioca urbano e carnavalesco.
No final da década de 1920 e começo da década de 1930 começaram a nascer novas variações desse ritmo musical, como: o Samba-Enredo, o Samba-Choro, o Samba-Canção , Samba-de-Breque e o Samba de Gafieira.Este último surgiu influenciado também por ritmos latinos e americanos da época.
O Samba de Gafieira é um estilo de dança de salão, e por ser derivado do Maxixe e incluir, enquanto gênero musical, o samba-choro e o samba de breque traz, em sua dança, traços típicos da malandragem carioca. Tornando esse ritmo uma eterna imortalização da figura do Malandro.
Esse traços, podem ser verificados no terno branco, sapatos preto e branco, camisas listradas e vestidos de franja usados pelos casais que dançam o Samba de Gafieira.
Por sua vez, nesse gênero musical, a dama deveria se exibir para seu cavalheiro e para o baile inteiro, mas sempre com a proteção de seu parceiro afim de não permitir a aproximação de outros.
Com seu passo principal, o gancho, a Gafieira se tornou um estouro nos bailes de antigamente e assim permanece até os dias de hoje. Onde os casais costumam varar as noites girando os salões da cidade.Principal divulgadores do ritmo: Maria Antonieta, Carlinhos de Jesus e Jaime Arôxa.
Grandes compositores de samba : Sinhô, Pixinguinha e João da Baiana.
O famoso Carlinhos de Jesus
DICAS:
Para dançar esse gênero musical procure usar sapatos confortáveis e que deslizem facilmente, de preferência sem antiderrapantes ou solados de borracha. Para as mulheres utilizar um pequeno salto de 2 a 3 dedos vai bem.
Para quem tem problemas de joelho entre outros, opte sempre por um tênis especial para dança, vendido em lojas específicas de ballet, jazz e danças em geral. Eles possuem molas que amortecem e absorvem todo e qualquer impacto.
Locais para dançar samba de gafieira
- Estudantina Musical
LUGAR PARA DANÇAR GAFIEIRA, DANÇA DE SALÃO,SAMBA,FORRÓ.FUNCIONANDO QUINTA,SEXTA E SABADO SEMPRE COM MÚSICA AO VIVO E CONVIDADOS.
PRAÇA TIRADENTES, 79 - CENTRO/RJ.
TEL:25133214
LUGAR PARA DANÇAR GAFIEIRA, DANÇA DE SALÃO,SAMBA,FORRÓ.FUNCIONANDO QUINTA,SEXTA E SABADO SEMPRE COM MÚSICA AO VIVO E CONVIDADOS.
PRAÇA TIRADENTES, 79 - CENTRO/RJ.
TEL:25133214
Nenhum comentário:
Postar um comentário